Home / Ginastica / O que é Ginástica Aeróbica?

O que é Ginástica Aeróbica?

Para saber o que é Ginástica Aeróbica, acompanhe o texto e conheça mais sobre esse exercício físico que já existe desde os anos 80 nas Academias brasileiras!

Os exercícios aeróbicos são de extrema importância para quem pratica diversos tipos de treinos, já que eles são os responsáveis por oferecer condicionamento físico e aumentar a capacidade cardiorrespiratória de quem faz atividades físicas.

Por isso preparamos um texto com diversas informações importantes para que você conheça a e saiba se ela combina com você!

Quando surge a Ginástica Aeróbica?

Surgiu nos anos de 1980, em decorrência dos estudos do Dr Kenneth Cooper, que durante as décadas de 60 e 70 do século passado pesquisou como os exercícios aeróbicos promovem emagrecimento e melhoram a capacidade cardíaca e respiratória.

De lá pra cá, a Ginástica se popularizou nas academias do Brasil. Antes considerada uma ginástica “feminina”, era muito buscada por mulheres que pretendiam emagrecer e tornear o corpo.

Hoje em dia os homens também já descobriram os inúmeros benefícios da ginástica aeróbica e as turmas de academias já são, em grande maioria, todas mistas.

Quais exercícios compõem a Ginástica Aeróbica?

Se você quer saber o que é, precisa conhecer os principais exercícios que fazem parte dessa aula tão empolgante.

Não há uma regra para quais exercícios são obrigatórios ou quais podem fazer parte de um treino aeróbico, mas tradicionalmente algumas atividades estão sempre presentes nos treinos de ginástica, pela sua eficiência.

Em geral, ela é composta por 7 passos básicos e 4 elementos de dificuldade, que juntos auxiliam a compor os programas e as aulas dessa atividade física. São eles:

  • Sete passos básicos da Ginástica Aeróbica

Marcha

Corrida

Chute alto

Chutinho baixo

Polichinelo

Lunge

Elevações de joelho

Os sete passos básicos são utilizados em conjunto com:

  • 4 elementos de dificuldade

Força dinâmica

Saltos

Flexibilidade e equilíbrio

Força estática

Se você já sabe o que é Ginástica Aeróbica, acompanhe agora todos os benefícios que essa aula oferece nas Academias em que é praticada.

Benefícios da Ginástica Aeróbica

Entre os principais benefícios, está o emagrecimento saudável, já que essa é uma atividade com alto poder de queima de calorias. Mas há muitos benefícios em praticar Ginástica Aeróbica com frequência. Saiba quais são:

  • Aumento da capacidade cardíaca
  • Regula pressão arterial
  • Emagrece de forma saudável
  • Queima gorduras localizadas
  • Melhora o sono
  • Alivia sintomas de ansiedade e stress
  • Aumenta força física
  • Melhora o tônus muscular
  • Oxigena o cérebro
  • Auxilia no equilíbrio e postura
  • Aumenta a flexibilidade

Para aproveitar todos os benefícios, é importante que você compreenda como funcionam os treinos desse tipo.

Treinos cardio

Como você já sabe o que é ginástica aeróbica, pode conhecer que ela está entre os treinos considerados cardio, porque desenvolvem a capacidade cardiorrespiratória!

Quando a pessoa não pratica atividades físicas, ela possui capacidade respiratória e cardíaca restrita ao uso que seu corpo faz, ou seja, que é sedentário não aguenta subir escadas por muito tempo ou passa mal quando corre por alguns minutos.

A atividade aeróbica consegue ampliar essa capacidade de forma gradativa e é esse um dos principais motivos pelo qual esse tipo de atividade é indicada para quem treina força na musculação, por exemplo.

Somente praticando algum tipo de atividade aeróbica é possível aguentar treinos pesados, por isso a ginástica aeróbica nunca sai de moda!

Agora que você já sabe o que é Ginástica Aeróbica, procure hoje mesmo a melhor Rede de Academias da região de Belo Horizonte, a Pratique Fitness e se matricule na melhor aula de ginástica aerobica!

Sobre rafael

Veja Também

O que é a Ginástica Fitness

O que é a Ginástica Fitness

Se você procura atividades físicas completas e descontraídas, precisa conhecer o conceito de Ginástica Fitness, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *