Home / Natação / Natação Para Idosos- Quais Os Benéficos

Natação Para Idosos- Quais Os Benéficos

A natação é um dos melhores esportes para quem busca qualidade de vida fazendo uma atividade divertida. A natação para idosos é ainda mais benéfica para a saúde de quem está na terceira idade.

Provavelmente você deve saber que com o envelhecimento, algumas funções do corpo se modificam, o metabolismo desacelera. Isso pode acarretar problemas de saúde, por isso a prática de atividade física é tão importante também nesta idade.

A seguir você verá os benefícios que praticar atividade aquática na terceira idade trazem para a qualidade de vida.

Natação Para Idosos

A importância da natação para idosos

Envelhecer é um processo natural do corpo e todas as pessoas irão passar por ele. Nessa nova fase da vida, nossa estrutura corporal pode ficar mais frágil. Mas isso não quer dizer que os exercícios físicos devem ser deixados de lado.

Muito pelo contrário. Praticar atividade física na terceira idade é muito benéfico para manter o corpo e a mente saudáveis. Entre tantas opções de atividades, a natação para idosos é uma das melhores.

A natação é uma atividade sem impactos. Ou seja, não causará nenhum dano às articulações ou estruturas ósseas fragilizadas. Esse tipo de atividade é ideal para pessoas idosas.

Assim, ao praticar esta atividade o idoso está cuidando da saúde sem a possibilidade de causar algum prejuízo ao corpo.

A natação desenvolve os músculos, uma estrutura que também é muito importante para a sustentação do corpo. Se não movimentamos nosso corpo, os músculos tendem a se atrofiar, deixando o corpo ainda mais fragilizado.

Na velhice esse processo de atrofiamento é acelerado, já que o metabolismo diminui sua velocidade e a sustentação do corpo fica comprometida.

Por isso a natação é um esporte completo para a terceira idade. Ajuda a manter a saúde dos músculos em dia, ajudando na mobilidade do corpo e em sua sustentação.

Benefícios da natação para idosos

A natação é uma atividade realizada por pessoas de todas as faixas etárias. Crianças, adultos e idosos podem desfrutar das vantagens dessa prática super prazerosa e divertida.

Na terceira idade os benefícios da natação para o corpo são ainda mais importantes. Veja alguns a seguir:

  • Melhora a coordenação motora

Os movimentos da natação mexem com todo o corpo. Desse modo, a coordenação motora é estimulada, auxiliando até nas tarefas do dia-a-dia.

  • Interação social

A vida social é muito importante para a saúde mental da pessoa idosa. Muitos idosos enfrentam quadros de depressão por serem privados de um ambiente de encontro com outras pessoas.

A natação para idosos geralmente é feita em grupo, o que proporciona encontros regulares e pode ser um ambiente perfeito para fazer amizades.

  • Melhora o sistema cardiovascular

A natação aumenta o ritmo cardíaco, aumentando a capacidade do sistema cardiovascular. O esporte não precisa de uma grande intensidade para provocar esse aumento nos batimentos e respiração.

Isso significa que é possível obter os benefícios mesmo em atividades aquáticas mais leves.

  • Benefícios para as articulações

As articulações são estruturas que sentem bastante o impacto do avanço da nossa idade. Muitas pessoas passam a ter alguma dor nas articulações conforme acontece o envelhecimento.

A natação pode ser muito benéfica nesse caso, pois desenvolve a musculatura, e os músculos envolvem as articulações. Com músculos bem desenvolvidos, as articulações ficam mais protegidas e as dores diminuem.

Escolha um local adequado para a prática

A natação para idosos precisa de algumas adaptações, como o acesso facilitado à piscina. Procure uma academia que tenha toda a preparação adequada para receber idosos como alunos.

Na pratique você encontra diversas turmas de natação com professores especializados na modalidade.

Entre em nosso site e veja qual unidade está mais próxima de você. Sua saúde merece esse cuidado.

Sobre rafael

Veja Também

Formas de natação adaptada

Já ouviu falar da natação adaptada? Pois, saiba que ela é destinada para atender pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *