Home / Saúde e Bem Estar / Hidratar-se É O Melhor Remédio

Hidratar-se É O Melhor Remédio

Poucos hábitos são tão importantes e fazem tanta diferença quanto hidratar-se com a quantidade ideal de água. No dia a dia corrido, muitas vezes falta energia, disposição e a água pode ser o ingrediente principal que está em falta no seu corpo.

Além da alimentação, a hidratação é fundamental para que o organismo funcione bem. Nosso corpo utiliza a água para as mais diversas finalidades e a falta de hidratação pode comprometer nossa disposição e até o funcionamento dos órgãos.

Por isso, a seguir você poderá conferir mais informações sobre por que é importante se hidratar todos os dias e alguns problemas que podem ser evitados através da ingestão de água. Confira.

A importância de hidratar-se diariamente

Nosso corpo possui inúmeras funções que dependem de nutrientes para serem realizadas. E um dos componentes mais importantes, que participa de praticamente todas as funções, é a água. Esse líquido presente em diversos alimentos causa um efeito muito melhor em nosso organismo quando consumido sem a mistura com outros ingredientes.

O resultado da utilização da água para diversas funções no organismo é o fato de que nosso corpo é composto por aproximadamente 70% de água. Com esse número bem representativo é possível perceber por que hidratar-se é tão importante.

A água é responsável por manter a temperatura adequada do corpo, ser utilizada no transporte de nutrientes – já que é um dos componentes do plasma sanguíneo, ajuda na proteção de estruturas corporais, compõe tecidos, celular e órgãos e participa de diversos processos fisiológicos como a digestão e eliminação de toxinas.

Todas essas funções são extremamente importantes para o funcionamento do corpo, visto que, se não estamos hidratados de forma suficiente alguns processos podem ficar comprometidos. Em longo prazo, a desidratação pode causar falência de órgãos e até problemas mais graves.

Por isso, hidratar-se é antes de tudo uma prevenção contra possíveis problemas de saúde. Além disso, a água ajuda na hidratação dos cabelos e tem resultados surpreendentes para a saúde da pele.

O que pode ser evitado com a hidratação constante

Beber água é um hábito que deve ser levado a sério, para ser realizados todos os dias. Algumas pessoas possuem mais dificuldade para ingerir a quantidade ideal de água, outras conseguem atingir a marca tranquilamente.

Não há exatamente um consenso sobre a quantidade de água que deve ser ingerida diariamente, porém estima-se que 2 litros ou um pouco mais é o suficiente para que o corpo possa executar todas as suas funções.

Veja a seguir algumas doenças e condições que podem ser evitadas através da hidratação:

  • Prisão de ventre
  • Sonolência, cansaço e estresse
  • Dor de cabeça
  • Pele seca
  • Febre
  • Pressão baixa
  • Palpitação
  • Problemas renais

As consequências de não hidratar-se na medida certa vão desde problemas pontuais até problemas médicos mais séries que necessitam de tratamentos. Tudo isso pode ser facilmente evitado com o consumo de água.

Vale lembrar que os sucos naturais e outros líquidos também podem entrar na conta da quantidade ideal de água ingerida, porém, nada substitui a água pura sem adição de outros ingredientes.

Cuidando da saúde

Você pode conferir como hidratar-se é importante para manter a saúde em dia. Esse hábito tão corriqueiro para alguns e difícil para outros é a chave para evitar diversos problemas e prolongar a longevidade. Com a hidratação suficiente, você se sentirá mais disposto e a diferença pode ser percebida facilmente.

Mantenha uma hidratação constante para ter uma qualidade de vida ainda melhor.

Sobre rafael

Veja Também

Acabe De Vez Com A Dor Lombar Com Esses 3 Exercícios

A dor lombar atinge a maioria das pessoas pelo menos uma vez na vida. Mas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *