Home / Ginastica / Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

A ginástica laboral é um tipo de atividade física que vem sendo utilizada no ambiente de trabalho, por profissionais habilitados para prevenir doenças e problemas de saúde relacionados ao trabalho.

No Brasil, uma das principais causas de afastamento de funcionários são as doenças adquiridas no ato do próprio trabalho ou em decorrência dele. Por isso muitas empresas têm optado por investir na ginástica laboral como forma de manter seu quadro de funcionários saudável.

Como funciona a ginástica laboral

A ginástica laboral é realizada, geralmente no próprio ambiente de trabalho ou em prédios contíguos, no caso de empresas maiores. É necessário um espaço razoável para os movimentos da ginástica, mas em geral, ela pode ser realizada até no próprio posto de serviço.

Toda ginástica laboral é feita no horário de trabalho do funcionário, já que esse tempo foi escolhido pela empresa como um investimento na saúde e qualidade de seu quadro de trabalhadores.

Esse tipo de atividade costuma ter curta duração. Em geral, a ginástica laboral dura entre 10 a 20 minutos.

Exercícios da ginástica laboral

Por ser aplicada em razão de doenças do trabalho, o tipo de exercício que será aplicado geralmente tem a ver com o tipo de atividade que os funcionários realizam.

Assim, os exercícios feitos por funcionário da produção podem ser diferentes dos realizados pelos funcionários do escritório, que tendem a apresentar outros tipos de lesão e doenças em decorrência do trabalho.

Em geral, a ginástica laboral auxilia na prevenção de lesões por esforço repetitivo e outras doenças ocupacionais.

Existem diversos tipos de ginástica laboral, que são classificados de acordo com os objetivos de cada empresa ou prestadora de serviço:

  • Ginástica preparatória

É o tipo de ginástica laboral que prepara o funcionário para o trabalho. Geralmente é utilizada em lojas e outras empresas onde os trabalhadores precisam de disposição e concentração.

  • Ginástica relaxante

É o tipo de ginástica utilizada para encerrar o turno do trabalho. Geralmente é composta por exercícios de alongamento e respiração. Esse tipo de ginástica laboral é muito importante porque reduz bastante os sintomas de stress e ansiedade, sobretudo para funções que geram uma carga mental mais pesada.

  • Ginástica postural

Como o próprio nome diz, a ginástica postural melhora a postura e a adequa para o trabalho. Desvios de coluna e trabalhar sentado da forma errada são causas potentes de afastamento e doenças da ocupação. As aulas de ginástica postural, portanto, está entre os tipos mais utilizados por empresas de todo o país.

  • Ginástica compensatória

É um tipo de atividade que visa compensar desgastes físicos e corporais. Geralmente tem curta duração, em torno de 5 minutos e é direcionada para funcionários que têm alto desgaste físico ou postural.

  • Ginástica de manutenção

A técnica da ginástica de manutenção exige um pouco mais de espaço e de tempo do que as demais ginásticas laborais. No entanto, pela sua eficiência, seu uso tem sido cada vez mais comum em empresas de todos os portes.

A ginástica de manutenção serve, como diz o nome, para manter a postura adequada, assim como o ganho muscular que se obteve com outros tipos de atividade.

Ela é muito importante para manter o funcionário com bem estar físico e condições adequadas de trabalho.

Ginástica terapêutica

Serve para tratar leves distúrbios que ainda não causaram afastamento, como desvios pequenos de coluna, alterações na postura ou forma de digitar e posicionar os membros, ou ainda queixas dos funcionários sobre incômodos em decorrência do trabalho.

Esse tipo de ginástica laboral leva um pouco mais de tempo, suas sessões duram em torno de 30 minutos, aproximadamente.

Como você conhece agora os principais tipos de ginástica laboral, pode ter ciência do quanto a atividade física é importante para o mercado de trabalho e para evitar afastamentos e doenças adquiridas por trabalhadores em decorrência de suas funções.

Sobre rafael

Veja Também

O que é Ginástica Aeróbica?

O que é Ginástica Aeróbica?

Para saber o que é Ginástica Aeróbica, acompanhe o texto e conheça mais sobre esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *