Home / Natação / Exercícios na piscina para fortalecer os joelhos

Exercícios na piscina para fortalecer os joelhos

Exercícios na piscina para fortalecer os joelhos são muito procurados. Pois se trata de uma prática física que não utiliza de muita força muscular. Trazendo então o benefício de poder ser praticado por pessoas sem fortalecimento ou lesionadas.

Crianças e adultos de todas as idades, principalmente que sofrem de alguma lesão, através de causas acidentais ou crônicas, buscam esse meio para se reabilitar ou aliviar o problema.

Tipos de exercícios na piscina que podem fortalecer os joelhos

  • Exercícios com uso do canudo de isopor; estes são os mais comuns para fortificar os joelhos, com ele você toca o chão da piscina e não precisa usar força para se manter em pé.
  • Exercícios suspendendo o corpo; no momento em que seu corpo consegue boiar, você tem a possibilidade de abrir e fechar as pernas, se mantendo sempre na vertical, isso tonifica os músculos e tendões

Recomenda-se pratica-los quando;

  • Algum tipo de lesão sofrida, seja ela por esforço repetitivo quanto por fratura ou pancada.
  • Alivio de doenças crônicas que fazem com que o individuo sinta muita dor.
  • Pessoas com movimentos comprometidos devido á alguma deficiência física, que não fortificam naturalmente os músculos dos joelhos.
  • Idosos que sofrem de escoliose, para fortificar os ossos não apenas dos joelhos, mas também do corpo todo.
  • Pessoas que por alguma debilitação física, ficaram muito tempo sem movimentar as pernas, perdendo a força muscular dos joelhos.
  • Após cirurgias feitas em algum dos ossos, tendões ou ligamentos.

É possível tratar todas formas de lesões em piscinas comuns?

Não é recomendado que o indivíduo faça uso da prática da natação, seja ela pra qualquer finalidade, sem o acompanhamento e recomendação de um profissional.

Nos exemplos de recomendações citados acima, só são recomendados quando a pessoa não é muito comprometida, ou a lesão não é muito grave. Existe uma piscina própria para a chamada Hidroterapia.

Na hidroterapia, o profissional ficará te acompanhando de perto para que os exercícios sejam bem-sucedidos e realmente te ajudem, trazendo todos os resultados positivos que você procura.

Caso você sofra de uma lesão no tendão(tendinite), está na melhor idade ou apenas quer tonificar os músculos para melhorar o visual. Você não faz parte do grupo de risco, fazendo-se assim, possível que faça parte de aulas interativas e em grupo.

Problemas causados sem a ajuda de um profissional

Sem a supervisão de um profissional ao seu lado, exercícios na piscina para fortalecer os joelhos podem ser perigosos. A prática do nado por si só, é recomendado ser feita com alguém responsável vistoriando. Vários problemas podem vir a acontecer. Então sempre procurem lugares que ofereçam serviço de qualidade.

Sem essa supervisão, você pode acabar se machucando por não fazer o exercício corretamente. Desde uma nova lesão ou mais danos ao problema que quer resolver.

Benefícios dos exercícios na piscina para fortalecer os joelhos, nos diversos casos

Em caso de tendinite, desde que o exercício não venha trazer um impacto forte, pode te ajudar na inflamação do tendão. Trazendo a fortificação da área e até tratando o problema.

Quando a pessoa possui o movimento das pernas debilitado, é extremamente recomendado que ela pratique exercícios na piscina para fortalecer os joelhos. O nado pode trazer uma sensação de liberdade indescritível e também fortalece os músculos debilitados pela falta de movimento.

Doenças ou dores crônicas também podem ser tratadas, a leveza do corpo sob a água, faz com que a melhora muscular seja imediata, podendo trazer um alívio prolongado para as dores

Sabendo agora que exercícios na piscina para fortalecer os joelhos podem ajudar em tantos gêneros do problema, o que acha de procurar um lugar para fortalecer os seus? Clique nesse link e escolha o que melhor se encaixa no seu caso.

Sobre rafael

Veja Também

Muay Thai idade mínima

Muay Thai idade mínima – qual idade pode começar?

O Muay Thai idade mínima é um assunto que desperta interesse de muitas pessoas. Afinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *