Home / Saúde e Bem Estar / Dormir Bem Melhora A Qualidade Do Treino

Dormir Bem Melhora A Qualidade Do Treino

Algo que fazemos todas as noites e que pode impactar no rendimento de diversas tarefas, o sono é também de suma importância para os resultados na academia.

Você sabia que dormir bem melhora a qualidade do treino e dos resultados obtidos com ele?

Uma noite mal dormida pode impactar negativamente em nossas funções fisiológicas, funcionamento do corpo e ainda prejudicar nossas atividades do dia a dia.

Porém, uma excelente noite de sono tem o efeito totalmente contrário. Mas por que isso acontece?

É o que você poderá descobrir a seguir, onde será explicada a relação de uma boa noite de sono com a melhora da qualidade do treino e outras tarefas que desempenhamos todos os dias. Confira.

É verdade que dormir bem melhora a qualidade do treino?

Não só é verdade como é uma estratégia fundamental para aumentar o rendimento na academia. Dormir bem melhora a qualidade do treino porque nosso organismo está bem descansado e pronto para recomeçar. Além disso, existem relações importantes entre a recuperação de um treino e uma boa noite de sono.

Quando dormimos nosso organismo tem a possibilidade de fazer “uma limpa” nas toxinas encontradas e consegue restaurar diversas funções em nosso corpo.

Mesmo quando estamos dormindo nosso corpo trabalha em prol de nossa saúde.

Isso acontece através da síntese de proteínas, reconstrução muscular, reparo de tecidos, regulação do metabolismo entre outras funções que acontecem enquanto estamos dormindo. Note que a reconstrução muscular é um dos reparos feitos durante o sono e por esse motivo dormir bem melhora a qualidade do treino.

São duas as relações que podem ser feitas: a primeira é que uma boa noite de sono interfere diretamente em nosso desempenho nas tarefas diárias, logo, a qualidade do treino será melhor já que estamos descansados e dispostos.

A segunda é que durante o sono ocorre a reconstrução muscular, que é imprescindível para a hipertrofia gerada através dos treinos. Portanto, dormir bem é um passo fundamental para quem deseja tanto melhorar a qualidade do treino quanto ter resultado melhores após a academia.

Dicas para conseguir dormir melhor

Já que estamos falando dos benefícios de uma longa noite de sono tranquila e restauradora, não podemos esquecer que muitas pessoas possuem dificuldades com essa etapa da noite. Dormir, por mais que seja algo essencial e unânime entre os seres humanos, pode significar um verdadeiro tormento para algumas pessoas.

Os fatores são inúmeros, porém, algumas dicas podem ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila. Confira:

  • Crie o ambiente ideal. Por questões hormonais, nós dormimos melhor em um ambiente escuro e silencioso. Esse é o ambiente desejável na hora de ir dormir.
  • Desligue os eletrônicos. Os aparelhos eletrônicos como televisão, celular e computador mantém o alto nível de nossa atenção, dificultando o relaxamento. Evite mexer nesses aparelhos antes de dormir.
  • Encontre seu relaxamento. Pode ser um chá, uma meditação, uma música bem calma. Alguns desses elementos podem ajudar a pegar no sono de uma maneira mais fácil.
  • Evite os exercícios. Antes de dormir evite realizar exercícios físicos e outras atividades estimulantes. Avise o seu corpo que a hora de descansar se aproxima.

Invista na qualidade do seu sono

Você pode conferir de que forma dormir bem melhora a qualidade do treino e outras funções essenciais para o bom funcionamento do corpo. A qualidade do sono é algo de extrema importância para nosso dia a dia e vale a pena investir esforços para tornar esse momento restaurador e conseguir dormir melhor.

Sobre rafael

Veja Também

Acabe De Vez Com A Dor Lombar Com Esses 3 Exercícios

A dor lombar atinge a maioria das pessoas pelo menos uma vez na vida. Mas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *