Home / Natação / Como Melhorar As Dores Na Coluna Com A Hidroginástica

Como Melhorar As Dores Na Coluna Com A Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade muito recomendada para pessoas que não podem sofrer grandes impactos em atividades físicas. E é por isso que pessoas que sentem dor na coluna podem se beneficiar dessa atividade. Hoje você verá de que forma melhorar as dores na coluna com a hidroginástica.

As atividades na água são extremamente benéficas para evitar o agravamento de condições patológicas na coluna e para auxiliar no tratamento e alívio dos sintomas.

Se você possui alguma dor na coluna, confira como a hidroginástica pode melhorar a sua qualidade de vida.

É possível melhorar as dores na coluna com a hidroginástica?

As dores na coluna podem ser derivadas de diversos fatores. Existe uma série de doenças e condições que deixam a coluna debilitada como hérnia de disco, artrose, lombalgia, dores no nervo ciático etc. A boa notícia é que em todas essas condições a hidroginástica pode ser uma boa opção para alívio dos sintomas.

Pessoas que sofrem com condições patológicas na coluna podem sentir dores de intensidade leve a forte, formigamentos, queimação, fisgadas e outros sintomas que podem prejudicar a qualidade de vida. Para melhorar esses sintomas existem diversos tipos de tratamentos que são recomendados de acordo com a intensidade de dor o que o paciente sente.

Geralmente quanto mais elevado for o grau da condição na coluna, maior será a dor. A fisioterapia e até mesmo a intervenção cirúrgica são modos de tratamento que auxiliam na cura ou diminuição dos sintomas de problemas na coluna. A recomendação de exercícios físicos também é bem comum para casos de alívio nas dores da coluna. E aí que entra a hidroginástica. Melhorar as dores na coluna com a hidroginástica é possível, mas é preciso ter atenção e um acompanhamento profissional.

O papel da hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade que acontece dentro da piscina e que tem como objetivo exercitar todos os músculos do corpo. Exercícios na água são divertidos, estimulantes, mais seguros e trazem um grande bem-estar para quem os realiza.

Além disso, engana-se quem pensa que a hidroginástica é apenas recomendada para pessoas idosas ou para quem não pode sofrer grandes ou pequenos impactos em outras atividades. Os benefícios da hidroginástica são muitos e podem ser usufruídos por qualquer pessoa. Com a hidroginástica você irá perceber:

  • Aumento da força muscular
  • Aumento da flexibilidade
  • Melhora da circulação
  • Melhora o sistema respiratório
  • Auxilia na perda de peso
  • Melhora a coordenação motora

Para pessoas com dores na coluna, a hidroginástica pode auxiliar com exercícios focados no fortalecimento dessa área, junto com alongamento. É muito importante que o aluno comunique ao professor que possui tais dores, pois dessa forma o treino e a aula poderão ser adaptados conforme as necessidades do aluno.

A hidroginástica é perfeita para quem, além de fazer exercício, gosta de um ambiente divertido e com muita socialização. As aulas em grupo podem beneficiar também a saúde mental, que impacta diretamente no bem-estar e na qualidade de vida.

Novos desafios para antigas dores

Melhorar as dores na coluna com a hidroginástica não é uma tarefa muito difícil, pois os exercícios são fáceis de realizar e trazem resultados concretos. Porém não esqueça sempre de avançar e pedir novos desafios ao seu professor, pois dessa forma o fortalecimento muscular aumenta, diminuindo cada vez mais as dores incômodas, podendo até mesmo impactar na melhora do quadro de sua condição como um todo.

Sobre rafael

Veja Também

Formas de natação adaptada

Já ouviu falar da natação adaptada? Pois, saiba que ela é destinada para atender pessoas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *