Home / Musculação / Como Evitar As Dores Musculares Na Primeira Semana De Treino Na Academia

Como Evitar As Dores Musculares Na Primeira Semana De Treino Na Academia

É muito comum as pessoas sofrerem com dores musculares na primeira semana de treino na academia, prejudicando a rotina e afetando a movimentação do corpo humano.

Porém, esse problema pode ser algo que desanime as pessoas de praticarem um exercício físico – o que causa ainda mais problemas de saúde.

Porém, existem maneiras de evitar com que essas dores afetem o corpo. No entanto, é preciso entender como isso acontece.

Sinto dores musculares na primeira semana de treino na academia, o que fazer?

Quando uma pessoa começa a praticar exercícios físicos em uma academia, geralmente os músculos demoram um pouco para se acostumar com os movimentos.

  • Isso causa uma sensação de dor, que as pessoas sentem até 24 após o exercício, conhecida como uma dor muscular tardia.
  • Segundo especialistas, esse desconforto muscular é causado pelas contrações dos músculos que ocorrem quando o músculo se contrai ao mesmo tempo que se prolonga.

Porém, é muito comum essas dores acontecerem em músculos que nunca foram fortalecidos, gerando dor após as atividades.

Apesar disso, essas dores fazem parte do processo dos exercícios e normalmente elas diminuem conforme a prática.

Caso essas dores permanecerem, é importante deixar os músculos descansarem um dia, fazendo uma pausa na atividade e continuando regularmente.

O que fazer para evitar a dor?

  1. Faça tudo no seu tempo

A melhor coisa que uma pessoa pode fazer para reduzir as dores musculares após as atividades físicas é praticar cada movimento lentamente –  isso fará com que o músculo tenha mais tempo para se regenerar e se fortalecer.

  1. Praticar

Outra maneira de ajudar a diminuir as dores musculares, mesmo no dia seguinte ao exercício, é exercitar-se mais mantendo sempre uma frequência.

Quanto o corpo se acostumar com o movimento as dores serão menores, podendo não existir mais.

  1. Exercícios intercalados

Criar uma rotina que envolva várias atividades ao mesmo tempo é importante, pois fará com que os músculos retornem ao estado natural.

Um exemplo é intercalar agachamentos e o levantamento de peso para aliviar a pressão das pernas por alguns segundos enquanto trabalha a parte superior do corpo.

  1. Reduza a intensidade do exercício e evite treinar em excesso

Dentro do planejamento de treino da semana, um indivíduo deve deixar dias de descanso para que seu corpo relaxe. Com isso, ele evita o treino em excesso e a fadiga muscular.

Também, não é recomendado que aumentar a intensidade de um treinamento para outro.

  • As cargas de peso que uma pessoa executa na academia devem aumentar progressivamente.

Portanto, não force seu corpo a fazer um trabalho muito intenso e seja paciente, assim as melhoras podem ser notadas com o tempo.

  1. Passe mais tempo se aquecendo e se alongando

O aquecimento antes do treino e o alongamento no final são essenciais para evitar lesões e melhorar desempenho na academia.

No entanto, existem muitos praticantes de atividades físicas que pulam essas etapas importantes do treinamento.

Portanto, tenha em mente aquecer antes dos exercícios é uma forma de preparar o corpo para o esforço que ele fará e o aquecimento depois ajudará na recuperação dos músculos.

Exercite-se na Pratique Fitness!

A Academia Pratique Fitness fornece diferentes treinos para todos os gostos, incluindo diversas modalidades de exercícios para as pessoas.

Assim, ao procurar por uma academia de qualidade, com um valor acessível e com profissionais especializados que ajudam e orientam nos treinamentos, será ainda mais benéfico para o corpo.

Dessa forma, as dores musculares na primeira semana de treino na academia serão evitadas da forma correta, possibilitando um treino correto e sem fadiga muscular.

Sobre rafael

Veja Também

Musculação benefícios e vantagens em praticar esse exercício

Praticar exercícios é fundamental para quem quer ter um corpo mais definido e também ter …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *