Home / Natação / Como a natação pode ajudar nas doenças!

Como a natação pode ajudar nas doenças!

A natação está entre os exercícios físicos mais completos que existem! Através do nado é possível aumentar a massa muscular, ganhar resistência física, aumentar a capacidade cardiorrespiratória, entre outros benefícios. Veja mais como a natação pode ajudar nas doenças!

Mas você sabia que a natação é um ótimo aliado para a saúde? Leia mais sobre como a natação pode ajudar nas doenças e comece hoje mesmo a praticar um exercício físico incrível para a saúde e o corpo!

O que é a natação

A natação é uma modalidade de atividade física realizada em piscinas. É um exercício que envolve o nado, que é uma atividade naturalmente praticada pelos seres humanos há milênios.

O contato da humanidade com a água não é novo e sempre foi rodeado por inúmeros motivos, mitos e benefícios.

É da água que vem parte da alimentação humana, o nado também é fonte de diversão para pessoas de todas as idades, mas o nado em academias é organizado de forma a oferecer uma das melhores atividades físicas para a saúde.

Por isso é importante saber como a natação pode ajudar nas doenças e saúde do corpo.

Benefícios da natação

Já falamos no início do texto sobre alguns dos benefícios de praticar musculação. Mas as vantagens dessa atividade física vão muito além do condicionamento físico.

Saiba as principais:

  • Queima calorias
  • Emagrece de forma saudável
  • Relaxa o corpo
  • Tem risco muito baixo de lesões
  • Melhora a respiração
  • Trabalha múltiplos músculos
  • Promove ganho de massa muscular

A natação no combate às doenças

Recentemente os estudos sobre as atividades físicas se ampliaram a ponto de apontarem que a natação exerce um poderoso cuidado sobre o corpo para o manter saudável.

Algumas doenças podem ser prevenidas e até combatidas com a prática da natação. Saiba quais:

  • Fibromialgia

Qualquer atividade física é benéfica no tratamento da fibromialgia. No entanto, a natação é apontada como uma das que traz resultados mais intensos e rápidos, provavelmente porque é uma atividade aeróbica de baixo impacto.

A caminhada e a corrida aquática também são aliadas no combate à fibromialgia.

  • Asma e bronquite

Há muito tempo se sabe que a natação é bastante útil no combate às doenças respiratórias crônicas. Na atualidade, o resultado de pesquisas indica que realmente nadar melhora os sintomas desses males.

Controlando a respiração, parando inspiração e expiração, o nadador consegue expandir sua capacidade respiratória. A natação também abre as vias respiratórias e aumenta a capacidade pulmonar.

  • Diabetes tipo 2

A diabetes do tipo 2 tem sua incidência reduzida em até 10% entre os praticantes de natação. Esse benefício se dá porque a atividade física queima calorias, auxiliando na redução do risco dessa doença crônica.

  • Doenças cardíacas

Como a natação é um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento físico, ela amplia a capacidade cardíaca, diminuindo os riscos de doenças do coração.

  • Ansiedade e stress

O stress é causado pelo cansaço do dia a dia e a ansiedade é a condição crônica de quem apresenta sinais de stress.

Os sintomas de ansiedade e stress podem ser reduzidos com a natação frequente. Isso porque a prática deste exercício físico consegue liberar endorfina, uma substância importante para o combate de doenças como stress, ansiedade e depressão.

Mas a prática de atividades físicas em geral consegue fazer com que a pessoa ansiosa desvie o foco das rotinas do dia a dia e pratique autocuidado. Por isso a natação é bastante indicada para quem apresenta sintomas dessas doenças graves.

Agora que você já sabe dos benefícios da natação e como a natação pode ajudar nas doenças, é hora de procurar a melhor academia para a prática deste exercício físico.

Encontre hoje mesmo a unidade da Pratique Fitness mais próxima de você e se matricule na natação, obtendo todos os benefícios desse esporte!

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês – Confira 6 benefícios da natação

Muitas mulheres ficam com medo de matricular seus filhos em uma aula de natação para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *