Home / Sem categoria / Tudo sobre o boxe paraolímpico

Tudo sobre o boxe paraolímpico

Saiba tudo sobre o boxe paraolímpico e entenda que, estar em uma cadeira de rodas, não é desculpa para praticar esporte.

Praticamente todas as modalidades esportivas existentes, ganharam uma adaptação para os deficientes e consequentemente, o boxe também.

É uma verdadeira inspiração, pois nos mostra que mesmo diante de tal condição, eles persistem e fazem conquistas. É um exemplo para aqueles que, mesmo com todas os membros funcionando, ainda hesitam praticar esportes.

Entenda tudo sobre o box paraolímpico e como funciona

Para entender tudo sobre o boxe paraolímpico, é preciso saber que não existem muitas diferenças do box tradicional.

Os lutadores usam luvas, protetores bucais, calção e capacete de proteção. Tudo que uma prática comum demanda. A única diferença é que estão em uma cadeira de rodas.

A partir daí, existem os cuidados para um adversário não machucar outro com a cadeira respeitando o espaço entre cada uma, o que se for levar em consideração, são as mesmas cautelas tomadas nas modalidades comuns.

Os benefícios da pratica de boxe para cadeirantes

Para entender de uma vez por todas tudo sobre o boxe paraolímpico, saiba que para os cadeirantes, é uma pratica prazerosa, que os tira do sedentarismo e envolve o aumento da autoestima.

Muitos boxeadores paraolímpicos redescobrem uma paixão após iniciarem no esporte, ainda mais para aqueles que, talvez, após um acidente, sentiam que não tinham mais utilidade.

Se você é cadeirante, saiba que a sua condição física não te impede de conquistar um cinturão! E além disso, os benefícios são multipolos, confira:

  • Saúde cardiovascular

Para a pessoa que está na condição de cadeirante, existe o impedimento de praticar exercícios semelhante a esteira, por exemplo, que faz muito bem para o coração.

O box paraolímpico ajuda nessas condições, pois a movimentação durante o treino, é muito intensa;

  • Força e resistência

Praticar boxe exige uma demanda enorme de força, pois você fica o tempo todo pulando e distribuindo socos que geralmente pesam em torno de 45Kg.

Para os cadeirantes, é ótimo para criar e manter um bom condicionamento físico;

  • Melhor coordenação motora

A pessoa de boa coordenação motora tende a ter reflexos mais rápidos. Quando a coordenação e o equilíbrio do seu corpo começam a se comprometer, tende a aumentar o risco de quedas e lesões.

O box para cadeirantes ajuda a aprimorar a coordenação, pois induz eles a reagirem e desviarem do alvo enquanto ele se move mudando de posição;

  • Diminui o estresse

Durante o treino, se faz ataques de alta intensidade, o que acaba aumentando a endorfina e proporcionando uma sensação de bem-estar e prazer.

Além do fato de tirar o cadeirante da condição de dependente, ele entende que é capaz e ganha autoestima para a vida;

  • Melhoria da composição corporal

O box paraolímpico é uma ótima alternativa para os cadeirantes que querem perder peso de forma rápida. Ele é um esporte para melhorar a composição corporal, pois combina de forma perfeita, o treinamento da força muscular e cardio, ou seja, define os músculos.

De modo geral, evita o sedentarismo.

Naturalizando o esporte

Agora que você sabe tudo sobre o boxe paraolímpico, outro ponto a ser citado é que o cadeirante pode tornar o box algo que vai além de uma prática de esporte diária.

Existem atletas que treinam seriamente para competições. Com profissionais capacitados para atende-los

Infelizmente, não são todas academias que possuem a modalidade do box para cadeirantes em sua grade de exercícios oferecidos. Ainda a muito o que fazer, inserir o esporte na sociedade é uma forma de naturalizar esta condição.

Gostou de saber tudo sobre o boxe paraolímpico? Comente o que achou, e compartilhe, para que assim, mais pessoas saibam deste esporte inclusivo.

Sobre rafael

Veja Também

Muay Thai idade mínima – qual idade pode começar?

O Muay Thai idade mínima é um assunto que desperta interesse de muitas pessoas. Afinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *