Home / Artes Marciais / Quais as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu?

Quais as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu?

 

Você sabe quais são as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu? Na história das artes marciais, muitas lutas se confundem, principalmente para quem não sabe muito sobre o assunto e não entende as peculiaridades de cada técnica.

No entanto, essas diferenças existem, e não são poucas. Não só entre o Kung Fu e o Jiu-Jitsu, mas também entre o Karatê, Muay Thai, Judô, Taekwondo e muitas outras artes.

E, se você não conhece a diferença entre cada uma delas, mas deseja conhecer um pouco mais de detalhes sobre o Jiu-Jitsu e o Kung Fu, leia este artigo e descubra onde eles se distanciam e onde eles se assemelham.

Como as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu afetam a visibilidade dessas lutas?

As diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu não são poucas, e, mesmo assim, muita gente ainda confunde os dois tipos de luta. A verdade é que sua origem é distinta, suas técnicas são diferentes e mesmo suas filosofias não são as mesmas.

Por isso, se fossemos parar para analisar, essas duas lutas têm muitas poucas coisas em comum. Por causa disso, sua visibilidade é completamente diferente, pelo o menos para quem entende e gosta de lutas e artes marciais.

Talvez os torneios de MMA (mistura de artes marciais) tenham contribuído bastante para a diferenciação dessas lutas, pois, dentro dessa mistura, cada praticante decide quais técnicas irá usar contra o oponente, e é nesse momento que é possível identificar as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu.

Diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu

Bom, as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu são muitas, mas, quando você as conhecer, verá que são bastante óbvias. Afinal, cada luta tem suas peculiaridades e singularidades, e elas são completamente únicas.

Veja, a seguir, quais seriam as principais diferenças entre as duas lutas citadas, referente às técnicas, origem e filosofias de cada uma delas. Confira:

  • Diferenças na origem

As diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu começam logo na origem. O Jiu-Jitsu, em primeiro lugar, possui uma história muito mais curta, porém cheia de detalhes e até de versões diferentes para a sua criação.

No entanto, a versão principal conta que ele foi criado e desenvolvido pelos japoneses nas escolas de samurais, como opção para derrotar os oponentes caso um samurai ficasse desarmado.

Séculos depois ele foi trazido para o Brasil, primeiro país a influenciar a luta com sua identidade e transformá-la em uma versão brasileira, com técnicas trazidas pela família Gracie.

Enquanto isso, o Kung Fu foi desenvolvido em guerras internas na China, há 4 mil anos atrás, e foi utilizado para a derrota de várias dinastias e sucesso de outras, ganhando cada vez mais espaço na China e, muitos anos depois, no mundo.

  • Diferenças nas técnicas

As técnicas do Kung Fu e Jiu-Jitsu também se diferenciam bastante. No Jiu-Jitsu as técnicas predominam na luta de chão, mas não somente.

Além disso, elas visam sempre a defesa pessoal, e buscam imobilizar o oponente sem machucá-lo, com a intenção de levá-lo à desistência, usando sua força contra ele próprio.

E, do outro lado, temos o Kung Fu, construído com técnicas e movimentos de luta que se assemelham aos movimentos e comportamentos dos animais.

É uma luta que imita a natureza e que observa a habilidade de diversos animais, como Garça, Louva-Deus, Tigre, Macaco, dentre outros, para incorporá-la nos ataques. Ela também é uma luta que preza pelo controle da respiração.

  • Diferenças na filosofia

Por fim, até mesmo a filosofia é diferente para as duas lutas. Enquanto o Jiu-Jitsu busca tirar o foco da força bruta e usar a inteligência para compor seus movimentos, o Kung Fu utiliza, sim, a força, mas apenas para canalizar a energia e aumentar a concentração.

Além disso, o Kung Fu tem essa conexão com os movimentos dos animais e também sempre busca a harmonia entre as coisas, como o equilíbrio entre o corpo e a mente.

O Jiu-Jitsu e o Kung Fu possuem alguma semelhança?

Sim, o Jiu-Jitsu e o Kung Fu, apesar das diferenças, se assemelham quanto ao objetivo. Afinal, ambas as lutas são lutas de defesa, que não focam em derrotar o adversário, mas sim buscar uma forma de mostrar sua habilidade para sair ileso.

Portanto, apesar da diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu, as duas lutas também se complementam.

Sobre rafael

Veja Também

Boxe para iniciantes

Se você necessita perder alguns quilos a mais e não tem muito ânimo de ficar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *