Home / Sem categoria / Hidroginástica emagrece?

Hidroginástica emagrece?

Para observadores casuais, pode parecer que a hidroginástica não proporciona um treino muito intenso.  Apesar de queimar menos calorias do que outros tipos de exercícios feitos em terra, a hidroginástica ainda é uma excelente maneira de queimar calorias e emagrecer.

Como funciona a perda de peso

A perda de peso envolve queimar regularmente mais calorias do que você ingere. Assim, toda vez que você está fisicamente ativo, você queima calorias.  Quanto mais vigorosamente você se exercita, mais calorias são queimadas.

Sua dieta desempenha também um papel importante na perda de peso. É mais fácil emagrecer reduzindo sua ingestão de calorias e seguindo um cardápio regulado e alinhado ao seu objetivo.  Entretanto, o exercício ainda é um fator importante para manter o déficit calórico necessário.

Calorias queimadas e frequência dos exercícios

A quantidade de calorias queimadas em uma aula de hidroginástica depende de diversos fatores como o peso corporal, a intensidade aplicada aos exercícios, a idade, o metabolismo, etc.

Apesar de a hidroginástica ajudar a emagrecer e ser um ótimo exercício, como o corpo na água parece mais leve, os movimentos são mais fáceis de realizar e você não vai queimar tantas calorias quanto você conseguiria em uma aula de aeróbico em terra.

Para hidroginástica efetivamente te ajudar na perda de peso, você tem que pratica-la regularmente. A prática três vezes na semana já é o suficiente para conseguir observar os resultados. Da mesma forma, quanto mais saudável for sua dieta, mais seus esforços na piscina serão recompensados.

Benefícios da hidroginástica que ajudam quem pretende emagrecer

  • Baixo impacto

Com os exercícios realizados na água, seu corpo sofrerá muito menos estresse e pressão por causa da flutuação. Isso faz com que a hidroginástica seja um exercício especialmente bom para a perda de peso de pessoas obesas ou com sobrepeso muito elevado e para indivíduos com problemas nas articulações.

  • Fortalece os músculos

A água fornece resistência natural, ajudando a fortalecer os músculos. O aumento da massa muscular é uma parte importante da perda de peso corporal.

O músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura, então quanto mais músculo você tiver, maior tende a ser o seu metabolismo. Algumas aulas de hidroginástica também usam pesos, o que ajuda a construir ainda mais massa muscular magra.

Exercícios de Hidroginástica para perder peso

  • Exercício Cardiovascular

O exercício cardiovascular ajuda você a perder peso, melhora a resistência e tonifica seus músculos, porém pode ser um pouco cansativo para os iniciantes. Os exercícios que não exercem peso permitem que você trabalhe seu coração sem estresse excessivo em suas articulações.

  • Treinamento de Força

O treinamento de força ajuda a melhorar a postura, a aparência e o desempenho muscular durante as atividades diárias. Os exercícios feitos na piscina melhoram a força muscular porque cada movimento empurra a água, sendo necessário vencer sua resistência natural.

Podem ser usados equipamentos como macarrão, luvas, halteres e bandas de látex que aumentam ainda mais a intensidade de seus esforços na água.

  • Exercícios de Flexibilidade

Os exercícios de flexibilidade ajudam a melhorar a postura, a amplitude de movimento e o humor. Alongamentos simples antes e depois dos exercícios ajudam na prevenção de lesões nos músculos e articulações.

Se você pretende emagrecer com a prática de hidroginástica, antes de começar a aproveitar todos os benefícios que ela pode proporcionar, é importante procurar um médico para garantir que você está apto a iniciar a modalidade.

É importante ressaltar que toda atividade física deve ser feita com a orientação de um profissional qualificado. Comece agora mesmo a emagrecer com a hidroginástica!

Sobre rafael

Veja Também

Quais as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu?

  Você sabe quais são as diferenças entre Jiu-Jitsu e Kung Fu? Na história das …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *