Home / Natação / Formas de natação adaptada

Formas de natação adaptada

Já ouviu falar da natação adaptada? Pois, saiba que ela é destinada para atender pessoas que sejam portadoras de deficiências físicas, de forma a atribuir diversos benefícios e vantagens!

É importante destacar que a natação é um dos esportes mais completos e até mesmo indicados para pessoas que possuam alguma deficiência física e isso se dá  por conta da enorme variedade de benefícios.

Além disso, há ainda as diversas facilidades que são amplamente proporcionadas por meio da realização dos movimentos com o corpo imerso na água!

Lesões que sejam de cunho neurológico que são mais recorrentes em pessoas mais jovens acaba sendo o traumatismo craniano-encefálico (TCE), bem  como a lesão medular!

Já nas crianças, as sequelas provenientes da paralisia cerebral são mais evidentes, e para os adultos e outros grupos o acidente vascular encefálico (AVC).

Diante de um  número bem expressivo de adultos com sequelas de poliomielite e outra sequelas, como emiplegia, paraplegia, tetraplegia, paresias, alterações motoras, espasticidade, alteração de tônus, alteração de equilíbrio e alteração de coordenação exigem cuidados!

A natação adaptada acaba sendo uma parte fundamental para ajudar a manter não somente a saúde de pessoas com alguma deficiência física, como também ajuda a promover bons resultados quando ao seu desenvolvimento e evolução em meio ao tratamento a ser seguido!

Natação adaptada – conheça os benefícios associados!

Confira abaixo os principais benefícios envolvidos quanto à realização da natação adaptada:

  • Cognitivo:

A água permite aspectos motivacionais, sendo que ainda envolve propriedades de cunho terapêutico estimulando o aluno a entender melhor seus movimentos e ainda explorar muitas maneiras de se movimentar. Isso permite adaptar suas limitações!

  • Psicossociais:

Esse é um dos maiores efeitos quando se trata da natação adaptada, sendo que sua realização pode contribuir para uma potencial melhora do humor e até mesmo na motivação!

Outro ponto é que ela ajuda a descarregar as tensões e isso se dá por conta do relaxamento da água – e ainda satisfação por realizar  os movimentos propostos!

  • Fisiológicos:

Ainda sobre as propriedades da água, elas podem também contribuir para que se realize exercícios tanto de educação como reeducação motora, agregando ao aluno com deficiência física uma segurança maior!

  • Terapêuticos:

A água ainda é uma aliada poderosa, sendo que permite facilitar potencialmente a locomoção sem que seja necessário consolidar um maior esforço.

Além disso, ela ajuda a proporcionar uma diminuição do estresse sobre as articulações que acabam sustentando todo o peso do corpo, e ainda ajuda no equilíbrio estático e também dinâmico.

Outro ponto é que a natação adaptada pode ser ideal para facilitar a execução de diversos movimentos que em solo poderiam ser muito mais difíceis de serem realizados – ou até mesmo, em alguns casos, impossíveis!

A natação adaptada permite um momento de liberdade para seus praticantes!

A natação adaptada ou os exercícios aquáticos permitem proporcionar para as pessoas que possuam alguma deficiência física um momento de maior liberdade, onde se torna possível realizar movimentos de maneira mais livre!

E isso acaba sendo possível sem que seja preciso contar com o uso de bengala, prótese, muletas ou até mesmo cadeira de rodas!

O movimento mais livre acaba proporcionando ao aluno nessa condição a oportunidade de vivenciar melhor suas limitações, de poder conhecer melhor seu corpo e até mesmo quebrar possíveis barreiras perante a sua incapacidade.

A natação adaptada certamente é fundamental para ajudar com que pessoas com restrições em sua mobilidade física possam progredir de maneira eficiente e ir de encontro a melhores resultados!

 

 

Sobre rafael

Veja Também

Desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês

O desenvolvimento de sentidos com a natação para bebê é um estímulo de muita importância que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *