Home / Natação / Desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês

Desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês

O desenvolvimento de sentidos com a natação para bebê é um estímulo de muita importância que merece ser conhecida pelos pais afim de que possam sempre prezar por esse incentivo nos bebês.

Antes dos cinco anos de idade, o bebê experimenta um grande avanço na sua desenvoltura e maturidade, de modo que todos os estímulos aos sentidos do bebê tais como tato, olfato, audição, paladar e visão, são importantes para engrandecer as informações armazenadas e incentivar o seu desenvolvimento.

Veremos neste artigo alguns mecanismos utilizados nas aulas de natação a fim de manter a atenção da criança na atividade e estimular o desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês.

Música

A música, quando utilizada nas aulas, contribui com o desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês, pois terá os seguintes objetivos:

  • Trabalha com a atenção do bebê, afim de que ele esteja inteiramente voltado para as atividades desenvolvidas na aula de natação;
  • A música faz com que os movimentos sejam inseridos no campo visual do bebê através de ilustrações;
  • A musicalidade no ambiente da aula de natação contribui para o estímulo da fonética, fazendo com que o bebê desenvolva seu vocabulário através da descoberta de novas palavras;

Sociabilidade

No momento em que o bebê é inserido na aula de natação, ele começa a se familiarizar com o novo ambiente, propiciando o desenvolvimento da sua sociabilidade.

Essa interação é importante para o desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês, pois fará que ele aprenda, desde cedo, a realizar atividades em grupo, bem como a ajudar o próximo em situações de risco, além de outros valores importantes que a socialização promove.

Fortalecimento dos laços

A natação para bebês é realizada junto ao professor responsável e, em alguns momentos, como nas primeiras aulas, também junto aos pais.

Desse modo, essa interação do bebê com o professor e com os pais faz com que os laços de afeto sejam estreitados por conta das aulas.

Isso contribui tanto para o bebê, que se sentirá seguro e confiante, tanto para os pais e o professor, que irá acompanhar o desenvolvimento do bebê e ir descobrindo suas habilidades, bem como dificuldades que precisam ser melhoradas.

Melhoria do apetite

A natação canaliza toda a energia do bebê para ser gasta durante as aulas. Desse modo, é inevitável que o bebê sinta mais fome, aumentando o seu apetite e abrindo espaço para a reposição de todos os nutrientes e vitaminas necessárias para um bom desenvolvimento físico.

Noites bem dormidas

Na mesma linha do tópico anterior, por conta da energia gasta na natação, os bebês tendem a ficar mais cansados e, por isso, desfrutam de uma boa noite de sono.

O sono bem dormido fará com que ele descanse, reponha as energias e esteja com a cabeça e o corpo descansado para a próxima aula de natação.

Sobrevivência

Durante as aulas de natação, os bebês, em alguns exercícios, são expostos a situações de sobrevivência, a fim de estimular suas habilidades e reflexos para poder sair de situações de perigo.

Tais exercícios são de extrema importância, já que as mortes por afogamento constituem a segunda causa de mortes não intencionais.

Assim, com o desenvolvimento de técnicas de sobrevivência, o bebê já é preparado para reconhecer uma situação de perigo e ativar as habilidades adquiridas para fugir dela.

Conclusão

Como foi mostrado através deste artigo, o desenvolvimento de sentidos com a natação nos bebês é muito importante para seu desenvolvimento no futuro, trazendo muitos benefícios e vantagens que serão levados para o resto da vida. Acesse Pratique Fitness e confira mas!

Sobre rafael

Veja Também

Que tipo de fralda usar na natação para bebê?

Uma das dúvidas recorrentes dos pais é sobre que tipo de fralda usar na natação …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *